CINÉ-CLUB VIRTUAL “BANDE À PART”

    Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francófona têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, retoma as suas atividades em 2021, durante a sétima edição da Festa da Francofonia, em Minas Gerais. A atração oferece ao público filmes para serem assistidos ao longo do mês de março e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 29 de março, às 18 horas. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br

Em função da Festa da Francofonia, o “Bande à Part” de março traz três filmes em torno do tema geral da organização nacional da Francofonia – ‘’Respirez en Français’’. Os participantes podem assistir produções como O Último Suspiro’’, ‘’Olmo e a Gaivota’’ e o clássico ‘’O Raio Verde’’, que serão comentados durante o bate-papo.

Os títulos podem ser assistidos online através de plataformas de streaming indicadas ao participante após a inscrição via email, que pode ser feita até o dia do encontro virtual.

O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom) com cada pessoa em sua casa em respeito às determinações de isolamento social. A equipe organizadora enviará mensalmente aos inscritos o link de acesso à sala com dia e hora para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão. 

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles. “Estamos muito felizes em colocar em prática esta iniciativa que visa, antes de mais nada, criar um espaço agradável de discussão e reflexão sobre os filmes e a sétima arte”, conta o Gerente Cultural da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Lucas Moraes.

Sobre os filmes

Crítica: O Último Suspiro (Just a Breath Away/Dans la Brume) | 2018 - Luiz  Andreoli

O Último Suspiro (Dans la brume), Dir: Daniel Roby, Ficção Científica – Ação, 89 min, 2018, França – Québec

No dia em que um nevoeiro misterioso e mortal envolve Paris, sobreviventes se refugiam nos últimos andares e nos telhados dos prédios da capital. Sem eletricidade, comida ou água, uma pequena família tenta sobreviver a essa catástrofe…, mas as horas passam e fica evidente que eles não receberão nenhum tipo de ajuda e para sobreviver será necessário deixar o local e enfrentar a terrível névoa.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Xf0VGUR1xg8


Olmo and the Seagull (2014) directed by Petra Costa, Lea Glob • Reviews,  film + cast • Letterboxd

Olmo e a Gaivota (Olmo et la Mouette), Dir: Petra Costa e Lea Glob, Drama – Romance, 82 min, 2014, França – Suécia – Brasil – Dinamarca – Portugal

Afastada de sua peça por conta da gravidez, uma atriz enfrenta as dificuldades de sua rápida transformação. 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3Q6lS29jbjM


O Raio Verde filme - Veja onde assistir online

O Raio Verde (Le rayon vert), Dir: Éric Rohmer, Drama – Romance, 98 min, 1986, França

Paris. Delphine (Marie Rivière) é uma secretária que não sabe o que fazer após sua companheira de férias desistir da viagem duas semanas antes da partida. Ela não quer viajar sozinha, mas está sem namorado e não tem facilidade para fazer novas amizades. Uma velha amiga a leva a Cherbourg mas, arrependida, poucos dias depois ela retorna a Paris. Delphine vai aos Alpes, mas logo retorna novamente. Sua última tentativa é para a praia, mas também desanima e resolve tomar o trem para Paris. É quando, já na estação, o olhar de um homem cruza com o seu, o que faz pensar em ficar. 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vSiwdhGX_Z0

Uma resposta para “CINÉ-CLUB VIRTUAL “BANDE À PART””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s