CONCURSO LITERÁRIO HOMENAGEIA OS 400 ANOS DO FABULISTA FRANCÊS JEAN DE LA FONTAINE

As fábulas de La Fontaine são um marco na literatura mundial. Para celebrar os 400 anos do nascimento do poeta fabulista francês, a Aliança Francesa divulga, dentro da Festa da Francofonia, o Concurso Jean de La Fontaine, que é patrocinado pela Organização Internacional da Francofonia e organizado pelos parceiros reunidos em torno do Ministério da Cultura, Delegação Geral da língua Francesa e das línguas de França- DGLFLF.

Para participar, os interessados devem escrever um texto de uma página respondendo à pergunta: “Quelle Actualité pour Jean de La Fontaine?”, além de observar todas as regras apresentadas no regulamento do concurso. As inscrições e envio dos textos devem acontecer até 1º de julho pelo site https://concours-la-fontaine.francais-sciences.fr/

O participante deve criar uma fábula original, à maneira de La Fontaine, fazendo referência às atualidades do século 21 relacionando ao século 16, unindo harmoniosamente a literatura e a ciência no texto.

Serão distribuídos 50 prêmios no total, sendo que o grande vencedor será premiado com uma viagem a Paris. O candidato deve ter fluência em francês, tanto para compreender as regras do concurso quanto para a elaboração do texto.

Para saber mais, acesse o arquivo:

Sobre Jean de La Fontaine

Jean de La Fontaine marcou a literatura com as suas fábulas, histórias que têm geralmente animais como personagens e uma lição de moral permeando a narrativa. O sucesso foi tanto que seus livros são reeditados e reinterpretados por diversos escritores até os dias de hoje, e podem ser divertidos tanto para adultos como para crianças.

A diferença está em que os mais velhos entenderão a sutileza da ironia e das provocações nas entrelinhas dos contos, enquanto que os pequenos poderão aproveitar o mundo da fantasia presente nas falas dos personagens.

La Fontaine publicou a primeira edição do livro em 1668, somando ao todo 240 fábulas. Em praticamente todas elas, os personagens são animais antropomórficos, ou seja, possuem partes ou características humanas, o que confere maior verdade aos ensinamentos que revelam. Entre as obras mais famosas estão La Cigale et la Fourmi (A Cigarra e a Formiga) e Le Lion et le Rat (O Leão e o Rato).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s