ENCONTRO VIRTUAL COM O FILÓSOFO FRANCÊS EMMANUEL JAFFELIN

A Associação dos Professores de Francês de Minas Gerais em parceria com a Aliança Francesa de Belo Horizonte e a Embaixada da França no Brasil convidam o público em geral para a conferência online “A gentileza ainda tem um papel a cumprir no contexto do confinamento?“, com filósofo e escritor francês Emmanuel Jaffelin. O encontro é em francês, com tradução simultânea, e acontece no dia 27 de março, às 14h30, no Zoom. A palestra faz parte das atividades da 7ª edição Festa da Francofonia, em Minas Gerais.

A partir de uma das suas obras mais conhecidas, lançada no Brasil, Caderno de exercícios de gentileza, Emmanuel Jaffelin discute a necessidade de valorizar esta prática de sociabilidade cuja força é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, também o mundo. Em tempos de pandemia, nos quais assistimos muitas vezes atônitos, o egoísmo tomar de assalto o lugar da consciência e solidariedade, é preciso reinserir a gentileza na ordem do dia, afinal, como já dizia o profeta José Datrino: “Gentileza gera gentileza”.

Inscrição: https://forms.gle/opM4MpZhuahxhoTH7

Acesso: Plataforma Zoom

Link: https://zoom.us/j/97428826240?pwd=cTZNcUpwanF4ZGpydFRZUTlYcmhtQT09

ID da reunião: 974 2882 6240
Senha de acesso: 082053

Sobre o palestrante

Emmanuel Jaffelin é professor de filosofia. Lecionou em Lyon, Fourmies, São Paulo (Brasil), Roubaix e na região de Paris, notadamente no colégio Pasteur em Neuilly-sur-Seine2 e no colégio Lakanal em Sceaux. Ele seguiu uma carreira diplomática na África (Angola, 2009-2013) e na América Latina (Brasil, 2003-2007). Ele lecionou na escola secundária Emmanuel Mounier em Châtenay-Malabry até 2018.

Ele já publicou sete livros: Éloge de la Gentillesse (2010, editor Bourin), Petit Praise de la Gentillesse (2011, edições François Bourin; 2015, edições J’ai Lu),  On ira tous au Paradis (Croire en Dieu rend-il crétin ?, 2013, Flammarion), Apologie de la Punition (2014, Plon), Éloge de la gentillesse en entreprise (2015, First) e Petit Cahier d’Exercices de Gentillesse (Caderno de Exercícios de Gentileza)  (2016, Éditions Jouvence, traduzido para o português e editado no Brasil pela Editora Vozes). Finalmente, em 2019, o livro Apothéose des Ronds-Points  em homenagem aos Coletes Amarelos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s