Entenda um pouco mais sobre a Francofonia

Fonte: OIFrancophonie

A Francofonia refere-se em primeiro lugar ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês. Em 2019, a estimativa do número de falantes era de 300 milhões distribuídos pelos cinco continentes. Foram criadas muitas associações a fim de se dar vida à francofonia no dia a dia: associações profissionais, grupos de escritores, redes de livrarias, de acadêmicos, jornalistas, advogados, ONGs e, claro, de professores de francês. Tendo a língua francesa como elo e alavanca de toda a sua ação, está comprometida desde as suas origens com a diversidade cultural e linguística.

Qual a missão da Francofonia?

A Francofonia tem como missão promover a língua francesa e a diversidade cultural e linguística, promover a paz, a democracia e os direitos humanos, apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a pesquisa, e promover a cooperação econômica para o desenvolvimento sustentável.

A Festa da Francofonia busca celebrar a diversidade das culturas francófonas e a riqueza da língua francesa. “Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo. Falada por 300 milhões de locutores, ela está presente em todos os continentes e apresenta uma expansão que vai além dos falantes nativos. Nesta ocasião, celebramos a pluralidade das culturas francófonas, e a importância de um idioma que, segundo várias projeções, poderia ser a primeira língua falada no mundo em 2050 pelo impacto demográfico da África e pela sua vitalidade própria”, explica o diretor da Aliança Francesa de Belo Horizonte, Yves Mahé.

Por isso, todos os anos, no dia 20 de Março, Dia Internacional da Francofonia, a língua francesa e os valores de solidariedade e de diálogo entre as culturas são celebrados em todo o mundo.

O que é a Organização International da Francofonia – OIF?

É um dispositivo institucional dedicado à promoção do francês e à implementação da cooperação política, educacional, econômica e cultural dentro dos 88 estados e governos da Organização Internacional da Francofonia (OIF).  Por mais de vinte anos, a OIF tem feito esforços para reduzir as desigualdades de gênero em seus vários campos de intervenção no mundo francófono.

A OIF implementa cooperação multilateral francófona ao lado da Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF) e quatro operadores: a Agence universitaire de la Francophonie (AUF), TV5MONDE, a Associação Internacional de Prefeitos Francófonos (AIMF) e a Universidade Senghor em Alexandria.

Como a Francofonia impacta na vida das pessoas e dos países que fazem parte?

Desde 1970, a Francofonia, à partida de uma instância de cooperação técnica, tornou-se ao longo do tempo uma organização internacional com ambições mais políticas, tomando a forma da Organização Internacional da Francofonia (OIF), que visa promover a língua francesa e as relações de cooperação entre os 84 países membros e observadores. Este dispositivo é definido pela Carta da Francofonia adoptado em 1997 aquando da Cimeira de Hanói (Vietname) e revisto pela Conferência Ministerial em 2005, em Antananarivo (Madagáscar). O dispositivo inclui órgãos políticos decisórios dos quais o maior é a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo – a Cimeira da Francofonia – que se reúne em cada dois anos.

Para mais informações, acesse:

https://www.francophonie.org/